sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Museu de Arte Contemporânea da Unifor

Situação do terreno no Campus da Unifor.

A imagem acima mostra como está a situação do terreno no Campus da Universidade de Fortaleza. Escolhemos este terreno pois, além de ser uma área já impermeabilizada (área de estacionamento), é extremamente bem localizada, estando próximo a importantes pontos culturais do campus da Unifor, como a Biblioteca, a Livraria, o Centro de Convivência e o Ginásio, e ainda, bem próximo a jardins e praças, tornando o visual de dentro do museu bem amplo e verde. Temos ainda a proximidade do novo Centro de Eventos do Ceará, possibilitando que turistas sejam atraídos pelo potencial cultural que essa área irá se tornar. Por fim, temos um fácil acesso, tanto para visitantes da própria universidade quanto para visitantes externos.

Como estão situadas as soluções da implantação. 

O museu foi pensado, até agora, para ser um museu que provoque a interação entre os espaços em todos os níveis. Com esse objetivo, unimos os acessos e pretendemos fazer um vão de integração entre a entrada principal do Museu (acesso externo) com a entrada interna que dá para Universidade. Com isso, quem está do outro lado pode visitar a universidade com mais facilidade e vice versa, causando maior interação entre essas áreas. Pensamos ainda em uma grande área externa logo na entrada do Museu, um grande recuo que irá proporcionar maior visibilidade da volumetria do edifício e contribuir para o aumento de áreas verdes no Campus.


Acesso Principal.

Imaginamos também, que o próprio edifício também poderia ser aproveitado para integrar os ambientes. A partir desse pensamento, imaginamos um teto jardim em um nível e em um nível superior, um grande espaço livre para contemplação. Deste último, a universidade poderia ser observada em sua totalidade, bem como o teto jardim. 

Por fim, traçamos a volumetria do edifício com linhas retas para não divergir totalmente das linhas retas do edifícios já existentes na Universidade, mas o posicionamos de maneira que não fosse monótono (nenhuma fachada se encontra paralela com as linhas limites do terreno), e assim podemos aproveitar suas laterais com  jardins que se unam a grande praça localizada na entrada principal do edifício.

Acesso a partir da Unifor e Teto Jardim


Morganna Batista e Karolyne Moreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário