quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Museu de Arte Contemporânea UNIFOR

ESCOLHA DO SÍTIO



Com o intuito de tornar o museu um símbolo para a universidade e um marco visual na paisagem, fora decidido que o museu fosse locado onde hoje são os Blocos “A”,”B” e “E”. Dada sua posição estratégica perante um dos vetores de crescimento mais importantes da cidade (Av. Washington Soares), o complexo do museu contará com uma área de aproximadamente 5.000 m², onde também serão incorporadas atividades que hoje ali funcionam (Auditórios, Pós-Graduação).
A escolha do sítio também foi orientada visando facilitar o acesso ao museu. Sendo este um equipamento ao qual não temos a cultura de visitar, era necessário coloca-lo onde todos pudessem vivencia-lo no seu cotidiano. Desta forma, a criação de um acesso ao campus pelo museu ajudará também o acessível daquelas pessoas usam o transporte público como meio de se locomover na cidade. Já as pessoas que se utilizam veículo particular, poderão usufruir de dois estacionamentos, como podemos ver no mapa abaixo. 
Outro fator que contribuiu para a escolha do sítio é que o museu irá se localizar em um dos extremos do terreno campus. Este fator irá facilitar o isolamento do campus quando este não estiver em atividade, isto é, nos fins de semana o museu poderá funcionar normalmente podendo o restante do campus ser isolado, evitando qualquer sinistro e diminuindo a área de cobertura da segurança. 
Desta forma a demolição do conjunto existente se justifica, podendo este ser considerado como um investimento a longo prazo, tendo em vista a valorização da cultura, do conhecimento e das artes, assim como tornando a universidade um patrocinador desta ação que terá como símbolo não só um museu mas um complexo de cultural.

PARTIDO ARQUITETÔNICO


REDE


MAQUETE VOLUMÉTRICA

SITUAÇÃO

FACHADA FRONTAL

 VISTA 01

 VISTA 02



Nenhum comentário:

Postar um comentário