quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Modern Art Museum of Medellin


Modern Art Museum of Medellin second phase
51-1 arquitectos (Supersudaca Peru) & Ctrl G (Colombia)
           Peru studio 51-1 Arquitectos and Colombian architects Ctrl G ganharam a competição para criar uma extensão para o MAMM Museu de Arte Moderna de Medellin, na Colombia.
O conceito do projeto remete aos bairros da Cidade que é basicamente constituída de edificações de pequeno porte localizada em estruturas de pedra, típicas da região.
Nessa visão, o projeto consiste em blocos empilhados, de forma que formem um vazio no centro, permitindo uma circulação intensa dos visitantes entre os blocos e sobre os terraçõs que os mesmos formam, lembrando a estrutura dos bairros da cidade, onde a circulação é o " único endereço" ,previlegiando mais a relação externa- interna do que a própria circulação interna do edifício.
           Medellin é um Vale muito íngrime e a cidade se instala em suas encostas, seguindo o mesmo padrão das cidades da América Latina, cheias de altos e baixos. Dessa forma, vários bairros cresceram de maneira desordenada, criando zonas de difícil acesso.
Construções de tijolos são empilhadas gerando essa geografia confusa com pequenos vazios onde as pessoas exercitam suas atividades urbanas.
O concurso faz parte da iniciativa do governo no investimento em projetos de infra-estrutura nesses bairros, para que haja uma maior integração entre eles, transformando-os em uma cidade formal com equipamentos públicos como escolas, pontes e livrarias.
          O espaço público foi reduzido a um parque estreito e ao novo espaço do Museu de Arte Moderna (MAMM), um edifício reciclado industrial. Se os bairros informais tinham alma em sua estrutura que tinha sido dada, o novo Ciudad del Rio tem estrutura, mas sem alma. Essa é a tarefa do novo MAMM. A competição internacional foi chamada para a proposta de uma extensão do museu ao lado do prédio industrial. Se formalidade da cidade foi exportada para os bairros, para a formalidade excessiva do novo Ciudad del Rio podem ser importados a vitalidade dos bairros.
Tomou-se o bairro de Medellín inclinado para a Ciudad del Rio. A alternativa para o shopping center como espaço de lazer - o papel do MAMM - deve acontecer a partir da geração de um bairro.
O programa para o museu consistiu em série de salas, sem qualquer relação entre eles. Era mais importante a relação entre os espaços exteriores públicos que ativam o bairro do que entre os espaços interiores. Esta condição permite parar de pensar o projeto como um edifício convencional.
          A lógica de organização baseia-se em cada componente do programa ter um endereço para a circulação e na flexibilidade de crescimento ao longo do tempo, assim como nos bairros.
Desta forma, o projeto para o novo museu é um empilhamento informal de blocos que criam enormes potencialidades nos terraços múltiplos gerados, que também podem ser vistos como reservas espaciais para o crescimento futuro dos espaços fechados do museu. Vemos isso como um museu incompleto.Um museu que pode ser completado com barracas e quiosques ou definitivamente com a construção dos terraços até o prédio inteiro se transformar em um cubo impenetrável.Este não é um edifício definido e terminado, é um barrio.
O projeto está previsto como “Uma nova entrada principal do museu articulando os novos espaços da extensão com as já existentes”, e com este gesto o MAMM se abre para o distrito vizinho Pobladoî IEL.
          O projeto tem uma circulação vertical através do interior dos blocos, com proteção climática, mas também uma circulação exterior que liga um terraço com a outro, levando o público sobre um caminho a partir da rua até a plataforma superior . Cada um desses terraços pode ser concebido como uma pequena praça, tornando o museu "uma cascata de plazuelas “
Essa circulação em mão dupla (interiores e exteriores) permite uma grande flexibilidade tanto para exposições quanto para eventos simultaneos. Por exemplo, a galeria temporal no terceiro nível pode ser acessada a partir da circulação externa, enquanto o outro no quarto pode ser alcançado de forma independente a partir das passagens internas.
A vocação do nível mais baixo é para ser integrado ao parque adjacente. De uma maneira simples, o teatro pode ser incorporado a ele e tornar-se uma fase, que interage com ele.
Em direção ao centro do museu, o empilhamento de blocos de gerar um átrio central vertical que permite uma grande diversidade de usos. Um Guggengheim tropical. Uma caixa de sombras.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário