sábado, 11 de agosto de 2012

The Getty Center Museum






J. Paul Getty Museum


Com cerca de 1,3 milhões de visitantes por ano, o Getty Center é um dos museus mais visitados dos Estados Unidos, recebendo seus visitantes gratuitamente. Fundado pelo J. Paul Getty, o museu expõe, sobretudo, pinturas, esculturas, arte decorativa, desenhos e manuscritos europeus pré-séc. XX e fotografias europeias e americanas do séc.XX.
Está instalado no topo de duas colinas naturais, o meio de acesso é por um tram criado especialmente para o complexo. O Getty Center possui um prédio de três andares destinado ao staff e depósito (fechado ao público); cinco prédios públicos, sendo as torres de dois andares na base chamadas de Norte, Leste, Sul e Oeste e Pavilhões de Exibição. Estes funcionam como residência temporal para coleções de arte e o trabalho de arte da própria fundação para as quais os pavilhões permanentes não tem espaço. A coleção permanente é exposta pelos outros quatro pavilhões cronologicamente: as casas norte e sul possuem as obras mais antigas, enquanto as leste e oeste, as mais novas.
As galerias do primeiro andar em cada pavilhão apresentam arte sensível à luz, tais como manuscritos, móveis ou fotografias. Clarabóias controladas por computadores no segundo andar dos pavilhões, permitem que pinturas sejam expostas à luz natural. Os segundos andares são ligados por uma série de pontes e terraços, ambos oferecem vista para as colinas circundantes e a praça central. Algumas esculturas são expostas nos terraços e varandas. O nível mais baixo inclui uma cafetaria, o terraço do café e as galerias de fotografia.
É notável a preocupação relativa à sustentabilidade dos edifícios que compõem o Getty Center. O projeto é todo modulado, claraboias “inteligentes” ( maximizando o uso de luz natural), reciclagem de metade do lixo produzido pelo centro, técnicas de irrigação e uso de plantas que necessitam de menos água, entre outros. Em 2008, o centro recebeu o certificado Silver LEED do U.S Environmental Building Council.


Nenhum comentário:

Postar um comentário