domingo, 12 de agosto de 2012

Museu de Ciência Naturais (MUSE) - Trento - Itália


O Museu de Ciências Naturais (MUSE) é um projeto do Renzo Piano e vai estar localizado na Itália, na cidade de Trento. O museu tem como objetivos, como o próprio nome do museu já diz, abrigar exposições de ciências naturais e ecossistemas que existem na cidade, integrando, assim, seus espaços a parte mais central de Trento. Além de ajudar a disseminar temas éticos, sociais e ambientais, como o desenvolvimento sustentável. 

O museu está sendo construído em uma antiga fábrica de pneus, área que agora está passando por uma requalificação. Construído para receber qualificação LEED de sustentabilidade, o museu foi inspirado nas montanhas que o rodeiam. Junto com a estrutura do museu, Renzo Piano juntou diversidade de usos, abrigando edifícios empresariais, comerciais e residenciais, no qual o MUSE vai fazer o papel principal de integração desses novos espaços. Além do mais, o arquiteto faz uso de estratégias sustentáveis, como reaproveitar a água da chuva para irrigar jardins tropicais internos.





MUSE (em amarelo) está localizado à beira do centro da cidade e corta eficazmente os residente do rio e com uma área de 11 hectares, de áreas industriais degradadas industrial adjacente ao rio Adige e que costumava ser uma fábrica de pneus Michelin.
O novo museu faz parte de um projeto de renovação muito maior, que inclui habitação, lazer, comércio e escritórios (em azul), bem como reconectar-se ao centro da cidade. 


Exposições dentro do museu será especificamente ligada aos ecossistemas dos ambientes alpinos e costeira do norte da Itália. Um grande lobby concebido como uma praça coberta recebe os visitantes ao museu e, em seguida, eles podem explorar as exposições ou um grande jardim interior tropical.




A eficiência energética foi uma das principais prioridades para a concepção do museu e Renzo Piano e sua equipe implementaram uma série de estratégias de design sustentável para minimizar o uso de energia.
Muitas das fachadas são revestidas com pedra verde para absorver a energia solar, ventilação natural, enquanto ajuda a manter o edifício arrefecer quando necessário


Janelas e fachadas foram cuidadosamente projetados para otimizar as propriedades térmicas e iluminação natural reduz a carga de energia da iluminação.

Alguns dos materiais são obtidos localmente e bambu é usado para os andares de exposições. Espaço é fornecido para estacionamento de bicicletas junto com chuveiros e vestiários para funcionários, e lugares de estacionamento são limitados para incentivar o uso do transporte público.


Painéis fotovoltaicos no telhado produzir alguma electricidade para a construção e um sistema geotérmico fornece resfriamento eficiente de energia e aquecimento.

A água da chuva coleção do telhado reduz o uso do prédio de água em 50%, que é então usada para irrigar o jardim interior.

Karolyne Moreira e Morganna Batista

 









 



Nenhum comentário:

Postar um comentário